Os clãs dos aromas

Antes de pensar no aroma do vinho, em si, tente concentrar-se na família à qual ele pertence. É um exercício de degustação bem interessante e prazeroso!

 Vejo flores em você!

Vinhos tintos podem apresentar aromas associados a flores como lírios, rosas e violetas, enquanto nos vinhos brancos, os aromas florais mais comuns são flor de laranjeira e de limoeiro, gerânios e rosas. O envelhecimento de vinhos, por sua vez, pode acrescentar aromas de flores secas ao vinho, tanto branco como tinto.

 Um cesto de frutas...

Apesar da uva ser o único ingrediente, é a fruta que menos se percebe nos aromas do vinho, exceção feita à Moscatel. Os vinhos tintos são frequentemente associados aos aromas de frutas silvestres vermelhas e pretas, como cassis, cerejas, morangos, framboesas, amoras, ameixas... Os vinhos brancos, por sua vez, muitas vezes nos remetem a aromas de frutas cítricas como limão, laranja, toranja, além de pêssego, damasco, abacaxi, banana, marmelo, figo, lichia, manga, mamão, melão, pera, maçã, sem falar nos frutos secos como amêndoa, nozes, avelãs!

 Cheiro de verde? Ou aromas vegetais!

Parece estranho mas não é. Vinhos tintos por vezes apresentam cheiro de chão, de solo, de terra... ou então, de galho de árvore, tomates verdes, cogumelos. E vinhos brancos podem facilmente ser associados, também, com aromas de galho de árvore, madeira, cogumelos, samambaia, erva-doce, feno, palha, grama cortada, hortelã...

 Os minerais da moda!

Muito se fala, atualmente, no caráter mineral de determinados vinhos. Mais do que aromas e sabores, a mineralidade em um vinho é uma sensação similar à acidez ou ao frescor. Vinhos tintos podem ser associados a giz, argila, pedra de isqueiro, enquanto vinhos brancos podem remeter a giz, iodo, gasolina, pedra de isqueiro, silício e outros. Para ler mais sobre mineralidade, clique aqui.

 As mais especiais especiarias...

Quem nunca achou uma picância no vinho tinto, lembrando pimenta, folha de louro, alcaçuz ou tomilho? Preste atenção que não é nada difícil, não... Nos brancos, por sua vez, podemos encontrar aromas relacionados a pimenta branca, ou então, com o envelhecimento, a baunilha e a canela.

Além disso, existem também outros aromas, de outras famílias, como químicos, almiscarados, balsâmicos e tostados, mas que só aparecem no vinho como secundários ou terciários. Qual a diferença? Um aroma primário deriva da própria uva, enquanto um secundário é produto da fermentação e um terceário, do processo de amadurecimento do vinho.

Bem-vindo a um mundo de aromas: o universo dos vinhos!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em